segunda-feira, 29 de março de 2010

mundo grande.

Faz algumas semanas que eu comecei a faculdade. Comunicação social-jornalismo.
Impressionante como a minha visão de mundo mudou tão brutalmente.
Eu, que estava acostumada a uma família e não uma escola, me sinto perdida naqueles corredores escuros e vazios.
Eu, que ainda tenho 17 e tenho 1,57 de altura, percebo os olhares que me julgam vindo de cima.
Eu, que tenho um cabelo fora dos padrões, me sinto mais diferente do que o normal.
La o mundo e diferente. O mundo e grande.
Ninguém me pega no colo e enxuga as minhas lágrimas. E a bruta preparação pro mundo maior e mais cruel que esta me esperando.
Chega a ser engraçado como eu estava despreparada. Eu vivi três anos ouvindo, e não levando a serio, sobre como seria a faculdade. Pra mim era um lugar sonhado, mas agora eu vejo que tudo e muito mais cruel do que eu pensava.

Agora eu não tenho uma hora certa pra acordar. A rotina de levantar, tomar banho, vestir o uniforme, pegar a mochila e esperar minha carona não existe mais.
Agora eu acordo, tomo banho. Preciso escolher uma roupa, um tenis que combine, esconder as olheiras e arrumar o cabelo. Preciso catar dinheiro, descer a ladeira e esperar o ónibus demorado. Enfrentar quase meia hora de viagem, atravessar uma passarela e chegar na faculdade. Procurar a minha sala, sentar e tentar entender.

Assustador não e?

E eu que reclamava de ter que usar aquele uniforme. Parece fútil, mas ter que me arrumar de verdade as seis da manha não e legal.

Antes da faculdade, eu não andava por ai xingando o 691. Eu nem sabia que ele existia. Eu não andava de ónibus... muito menos sozinha.
Antes da faculdade eu não sabia andar no barrashopping(sim, estranha).
Antes da faculdade eu não respirava fumaça de cigarro todo dia. Pra ter algum amigo, vc tem que engolir alguns sapos. (ou respirar porcaria)


Eu tentei me preparar pra uma grande mudança, pra uma realidade diferente. Mas confesso que fui surpreendida.
E um mundo legal, eu ainda espero que as vantagens apareçam. Por enquanto, o fato de poder chegar atrasada sem levar advertência e ter só 5 matérias em vez de 12... sei la quantas eram.

Enfim, o mundo la fora e grande. E nos, tão pequenos e insignificantes precisamos conquistar tudo isso. E apavorante, excitante. E tudo.
E tudo novo, tudo intenso.
E o mundo, pessoinhas. Esse e o mundo.

Um comentário:

  1. A tão esperada faculdade!! É... menina, as vezes o mundo nos pega e prega surpresas.Esse é o mundo dos adultos(que escroto, mas é fato.), não posso falar bem-vinda por que ainda não cheguei, mas estou quase lá... e isso me assusta e me atrai de certa forma. Mas também existem vantagens... pode ter certeza.Em breve elas se mostram para você... a independência é uma delas. (:
    Beijos, Nick.

    ResponderExcluir